O Vale do Sinos enfrenta problemas em conseqüência das chuvas. Em Ivoti, o rio Feitoria, que nasce em Sapiranga, transbordou, determinando o cancelamento da 2ª Feira das Flores. A água inundou o Núcleo de Casas Enxaimel, no bairro Feitoria Nova, na parte histórica da cidade. O último registro de inundação na área foi há 13 anos. A água começou a subir por volta das 5h e às 10h30min havia alagado todo o local da festa.
Equipes da prefeitura auxiliaram na retirada dos materiais. 'É lamentável, mas fizemos o que podíamos', relata a prefeita Maria de Lourdes Bauermann. O Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti é a maior concentração de residências deste tipo do país e nele existem sete prédios restaurados que compõem espaços originais de habitação do século XIX.
Em São Leopoldo, o Rio dos Sinos subiu 2,6 metros desde quarta-feira e está quase 2 metros acima do nível normal para a época. Até o início da noite de ontem, seis famílias estavam desabrigadas na vila Brás, devido ao transbordamento do arroio Gauchinho, na divisa com Novo Hamburgo. Moradores dos bairros Feitoria e Centro foram alertados sobre a possibilidade de suas casas serem invadidas pelas águas ainda nesta segunda-feira.
A Defesa Civil de Novo Hamburgo não descarta a possibilidade de o Sinos transbordar hoje e alagar casas de locais mais críticos, como as vilas Kipling e Getúlio Vargas, no bairro Canudos. Ontem, o rio chegou a marcar 6,30 metros de nível junto ao ponto de captação da Companhia Municipal de Saneamento (Comusa), faltando menos de 40 centímetros para sair do leito. O vento forte ocasionou a queda de árvores em vários pontos. Num deles, na estrada que liga a RS 239 ao Santuário das Mães, no bairro Roselândia, a pista escorregadia impediu que os bombeiros pudessem retirar árvore de grande porte. Até o início da noite de ontem, não havia registro de desabrigados.
(
Correio do Povo, 24/09/2007)