Nesta segunda-feira, 24, o secretário do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, participa de reunião sobre o Projeto RS Biodiversidade, coordenado pela Secretaria do Planejamento e Gestão. O Projeto RS Biodiversidade – Conservação da Biodiversidade como Fator de Contribuição ao Desenvolvimento do Rio Grande do Sul – objetiva a conservação e a recuperação da biodiversidade, pelo gerenciamento integrado dos ecossistemas e o fomento do uso sustentável dos recursos naturais.
Com isso, busca promover o desenvolvimento regional, bem como planejar, identificar, registrar e monitorar a conservação da biodiversidade do RS, a fim de proteger os recursos e difundir a idéia de preservação em outras instituições e comunidades relacionadas. O projeto tem coordenação e execução da Secretaria de Planejamento e Gestão, em parceria com o Defap/Sema, Fepam, FZB, Emater e Fepagro.
O Rio Grande do Sul, por estar na região de transição entre biomas e zonas biogeográficas diferentes, apresenta ecossistemas diversificados, abriga animais e vegetais de diferentes origens e um número considerável de espécies endêmicas e em extinção. Além disso, possui dois tipos de biomas: a Mata Atlântica e o Bioma Pampa, tendo como principais agravantes o manejo inadequado do solo, juntamente com fatores climáticos e geológicos que vêm causando impactos ambientais à conservação das riquezas do ecossistema.
(
Jornal Agora, 24/09/2007)