A Soeicon, de Vespasiano, só receberá novas licenças se resolver problema de poluiçãoAlvo constante de reclamações da população de Vespasiano, a empresa de cimentos Soeicon recebeu um ultimato da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A indústria não terá mais licença ambiental até que o problema que tem atrapalhado o funcionamento do filtro seja resolvido. A decisão foi anunciada pelo subsecretário de Gestão Ambiental Integrada da Semad, Ilmar Bastos, em audiência na quinta-feira, na Câmara.
Instalada no centro da cidade, a Soeicon é acusada pelos moradores de lançar resíduos na atmosfera em índices insuportáveis. Segundo Bastos, o problema foi percebido ao longo do ano, em função de uma falha técnica no equipamento de despoeiramento eletrostático do forno. Conforme os moradores, nuvens de poeira são lançadas na atmosfera ao menos quatro vezes ao dia.
Segundo a Soeicon, a empresa providenciou a substituição do sistema de despoeiramento por um filtro de última geração (de mangas). O aparelho tem previsão de entrar em funcionamento no segundo semestre de 2008. Ainda conforme a empresa, em 2005 foi iniciado um ciclo de modernização, com projetos de melhoria ambiental.
Mesmo com o problema, a empresa tem mantido os níveis de emissões dentro dos limites estabelecidos pelo Conselho Estadual de Política Ambiental para a indústria cimenteira. Feam informou ter realizado pelo menos três vistorias na Soeicon no primeiro semestre e não constatou irregularidade. O presidente da Feam, José Cláudio Junqueira, disse que vai solicitar ao Copam a revisão dos limites. (IG)
(
O Tempo, 24/09/2007)