A segunda edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil foi lançada na sexta-feira (21/09), a fim de reconhecer ações, programas e projetos que contribuam para o cumprimento das oito metas para melhorar a vida no planeta, lançadas em 2001 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Os objetivos são:
1) Erradicar a extrema pobreza e a fome;
2) Educação básica de qualidade para todos;
3) Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4) Reduzir a mortalidade infantil;
5) Melhorar a saúde das gestantes;
6) Combater Aids, malária e outras doenças;
7) Garantir sustentabilidade ambiental;
8) Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
O cronograma da ONU prevê que esses oito objetivo sejam alcançados, totalmente ou em parte, até 2015. Segundo a economista Maria Celina Arraes, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Brasil caminha bem em todas as metas, mas ainda existem problemas em atingir algumas delas.
“Muitos progressos têm sido feitos, mas restam alguns desafios. Os principais pontos a serem buscados são referentes ao combate a doenças como malária e tuberculose e também aos investimentos em saneamento básico e habitação”, disse.
A idéia de criação de um prêmio teve como objetivo reconhecer as melhores iniciativas, conforme explicou o secretário nacional adjunto de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais, Geraldo Magela da Trindade: “Desafios existem e por isso que nós estamos lançando esta segunda edição do prêmio para destacar práticas da sociedade, dos grupos e das prefeituras que contribuem para os objetivos do milênio”.
A secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, também participou do lançamento do prêmio e defendeu a unificação de todos os programas sociais. “Todas as ações de assistência social devem ser trabalhadas em rede, onde as prefeituras vão trabalhar entre si, haverá um mapeamento dos beneficiários das ações e não existirá mais superposição de projetos ou benefícios. Será um Sistema Único de Assistência Social”, explicou.
As inscrições para o prêmio podem ser feitas até o dia 31 de outubro, pelo endereço eletrônico www.odmbrasil.org.br. As práticas premiadas receberão certificados que comprovem sua contribuição para alcançar os ODM.
(Por Vladimir Platonow, Agência Brasil, 21/9/2007)