O governador em exercício do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, assinou na sexta-feira (21/09) mais oito convênios para obras de saneamento básico na Baixada Fluminense. Os convênios se referem aos últimos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que ainda não tinham recebido repasse dos recursos.
Os investimentos serão destinados a obras na estação de tratamento de águas que atende aos municípios de Belford Roxo, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti e Duque de Caxias. A previsão é de que até janeiro do ano que vem as obras sejam iniciadas.
“Queremos começar as obras em dezembro, mais tardar em janeiro. Estamos em entendimento com o governo federal, aguardando agora a liberação do Fundo Nacional de Habitação prevista para o início de outubro”, disse Luiz Fernando Pezão.
Segundo o governador em exercício, nos próximos anos outros setores serão beneficiados pelos investimentos: "Serão diversas iniciativas feitas nesses bairros, como moradias, acesso a escola, creches e complexos esportivos".
Pelo calendário acertado com o Ministério das Cidades, 15% do total dos investimentos serão liberados em 2007; 35% estarão disponíveis em 2008; 25% em 2009 e o restante em 2010.
Os convênios assinados na sexta-feira (21/09) são complementares aos 27 contratos do PAC firmados na semana passada com a Caixa Econômica Federal.
Os investimentos do PAC no Rio totalizam R$ 1,540 bilhão, dos quais R$ 430 milhões serão destinados à Baixada Fluminense.
(Por Thatiana Amaral, Agência Brasil, 21/09/2007)