Dois jovens, um francês e um argentino, morreram na tarde de sábado (22/09) após serem surpreendidos por avalanches em complexos de esqui, na Argentina. No primeiro incidente, próximo à montanha López, Mauricio Aguerre, morador de Bariloche, morreu após ser atingido pela neve na companhia de um amigo, que conseguiu escapar ileso.
Enquanto bombeiros tentavam resgatar Aguerre com vida, um outro chamado do sudeste de Cerro Catedral avisava que o francês Dimitri Roux, de 20 anos, havia sido soterrado por um metro e meio de neve. Segundo o jornal argentino “La Nación”, os amigos de Roux, um francês e um espanhol, pediram socorro pelo celular, mas ele o turista já foi encontrado sem vida com o auxílio de cães farejadores.
Segundo o “La Nación”, os três amigos haviam aproveitado a neve caída da montanha para praticar o esqui fora das pistas, o que consideram perigoso, principalmente quando o praticante não tem muito preparo e experiência. Ao jornal, especialistas explicaram que as condições climáticas da primavera, somadas a uma nevada ocorrida entre sexta-feira e sábado, aumentaram os riscos de alvalanches na região.
(G1, 23/09/2007)