"Amazônia Azul: os Recursos do Mar Territorial Brasileiro" é o tema da palestra do vice-almirante Gilberto Max Roffé Hirshfeld, comandante do 5º Distrito Naval, nesta segunda-feira (24/09), às 16h, na Sala José Lewgoy, do Solar dos Câmara. O debate sobre a riqueza do mar territorial brasileiro é promovido pela Escola do Legislativo, a Marinha Brasileira e o Instituto Histórico e Geográfico do Riio Grande do Sul.
Em 17 de maio de 2004, o Brasil apresentou à Organização das Nações Unidas (ONU) a proposta de extensão de sua palataforma continental, de 3,6 milhões de quilômetros quadrados para 4,5 milhões de quilômetros quadrados. A Amazônia Azul é tão importante quanto a Amazônia Verde. Duas das grandes riquezas brasileiras que vêm do mar são o petróleo e o gás. Nestas águas são prospectados 80% do petróleo brasileiro.
O Ciclo de Palestras segue nesta terça-feira (25/09), no Instituto Histórico e Geográfico do RS, quando o vice-almirante Hirshfeld falará, a partir das 16h, sobre o bicentenário do Almirante Tamandaré, o patrono da Marinha de Guerra do Brasil. Joaquim Marques Lisboa (1807-1897) nasceu na cidade gaúcha de Rio Grande e alistou-se como voluntário, aos 15 anos, quando D. Pedro I organizou a Marinha brasileira.
Mais informações sobre as palestras podem ser obtidas junto à Escola do Legislativo, pelo fone (51) 3210-1167 .
(Por Núbia Oliveira, Agência de Notícias AL-RS, 23/09/2007)