O lançamento da 5º Campanha Árvores Nobres será realizado nesta terça-feira (25/09) em Santa Bárbara do Sul (RS). A campanha iniciou em 2003 em uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Rio Grande Energia (RGE). Nos anos anteriores foram distribuídas 134 mil mudas de espécies como cedro, caroba, ipê-roxo, louro, grápia, canjerana e angico entre outras.
Neste ano, está prevista a distribuição de 15 mil mudas de guabiju, angico, cerejeira, uvaia e ipê amarelo. A cerimônia está marcada para as 10h, na Casa de Cultura Lauro Prestes Filho. Junto com as mudas, as equipes da Sema, da RGE e da Prefeitura de Santa Bárbara entregarão uma cartilha com informações sobre as espécies doadas, todas nativas e consideradas nobres e raras. Deste modo, o cultivo da planta se torna mais fácil, bem como a compreensão sobre sua importância e utilidade.
O RS possui em torno de 500 espécies de árvores que evoluíram naturalmente em seu território, razão pela qual são chamadas de nativas. Algumas são consideradas nobres devido à importância no meio ambiente e utilização, como madeira de boa qualidade, substâncias medicinais, tintas e alimentos. Muitas destas árvores nobres tornaram-se raras em virtude da exploração abusiva ocorrida no passado. O replantio dessas espécies é uma ação fundamental para o equilíbrio ecológico.
(Imprensa Sema, 21/09/2007)