A tempestade tropical "Ivo" chegará ao território mexicano na segunda-feira e deve levar chuvas e ventos fortes ao país, advertiu neste sábado o Sistema Nacional de Defesa Civil (Sinaproc) do México. "Ivo" se aproxima gradualmente da costa de Baja California Sur, no noroeste do país. As primeiras chuvas começarão a ser percebidas esta noite e se intensificarão durante a passagem do sistema no domingo e na segunda-feira.
O Sinaproc informou que as chuvas serão acompanhadas por vento "ocasionalmente forte" e um aumento na maré no litoral. Às 16h (18h de Brasília), o olho da tempestade estava sobre o Oceano Pacífico, 295 quilômetros a sudoeste de Cabo São Lucas, com ventos de 95 km/h a 110 km/h.
"Ivo" se desloca a 7 km/h rumo a noroeste, e o olho do sistema deverá tocar a terra na manhã da segunda-feira, no litoral oeste do município de La Paz, em Baja California Sur, onde as autoridades mantêm o alerta amarelo. A intensidade da tempestade será "ligeiramente mais fraca", apesar da previsão de chuvas até algumas áreas do norte de Sinaloa e do sul de Sonora, estados onde se mantém o alerta verde, mínimo para este tipo de emergência.
As autoridades mexicanas não descartam que as chuvas acumuladas durante o tempo da passagem da tempestade tropical "cheguem a ser grandes e capazes de produzir alguns deslizamentos de terra e correntes súbitas nas encostas que afetem as estradas".
Também podem ocorrer inundações em áreas baixas, e os ventos podem causar "danos nas casas frágeis e na infra-estrutura da rede elétrica no centro e sul da região", alertou o Sinaproc. O aumento na maré representa um risco para a navegação marítima, principalmente para as pequenas embarcações, segundo o organismo.
Caso "Ivo" aumente sua ameaça ao país, "a população deve estar disponível e preparada para ser removida aos abrigos temporários", afirmou o Sinaproc, ligado à Secretaria de Governo (Segob, Interior).
A Segob informou que a Secretaria de Saúde deslocou brigadas para o atendimento médico e vigilância epidemiológica nos estados que serão afetados pela tempestade tropical, e que a Comissão Federal de Eletricidade mobilizou pessoal técnico a fim de "restabelecer o serviço de energia elétrica que possa ser danificado".
Levando em conta que amanhã começa a temporada de pesca de camarão no litoral do noroeste do país, o Sinaproc pediu às empresas pesqueiras e camaroneiras que "permaneçam atentas ao comportamento do ciclone tropical e atendam pontualmente às instruções da Secretaria da Marinha Armada do México".
(Zero Hora.com 22/09/2007)