O deputado Sandro Boka (PMDB) ressaltou a entrada do navio Settebello no Porto do Rio Grande, para ser adequado a atuar como casco para a Plataforma P-53, afirmando que esse é o marco dos novos tempos no setor naval gaúcho. Segundo apontou o deputado, o ingresso do navio nas dependências portuárias do Rio Grande, coincidindo com o 20 de setembro, data em que se comemora a Revolução Farroupilha, será também o marco da redenção econômica que se avizinha à Região Sul.
O deputado apontou que, após semanas de espera por tempo favorável, o casco da plataforma atracando no Porto do Rio Grande traz consigo geração de empregos, novas tecnologias e a consolidação do pólo naval, movimentando ainda setores como hotelaria, alimentação, comércio e prestadores de serviços.
Porém, Sandro Boka alerta que o Estado precisa de maior preparo para não perder novos investimentos desse porte. Segundo ele, a qualificação da mão-de-obra local poderá ser o diferencial na conquista de novos empreendimentos. “Se não nos prepararmos para atender estes investimentos no setor naval, não teremos o que comemorar com a geração de novos postos de trabalho, pois a maioria da mão-de-obra especializada vem de fora, por falta de qualificação da população local”, alertou.
No canteiro de obras da P-53, 1,7 mil operários trabalham até junho do próximo ano na montagem dos módulos. Na obra do dique seco, até 800 funcionários trabalharão durante a montagem da estrutura até sua finalização. Com a conclusão do dique seco, devem ser gerados entre 2 mil e 4 mil empregos diretos.
Qualificação da mão-de-obraBoka anunciou que, no dia primeiro de outubro, por iniciativa sua, as Comissões de Educação e de Serviços Públicos irão promover uma Audiência Pública para debater a qualificação da mão-de-obra.
Boka reforçou que o Rio Grande do Sul só alcançará um crescimento harmonioso e de inclusão quando houver a participação equilibrada de universidades, empresas e Poder Público na busca de qualificação da sociedade. “Buscaremos o empenho governamental e de entidades para uma formação ágil, capaz e responsável. Temos mais de 50 mil desempregados na Região Sul que podem ser aproveitados nesse novo momento”.
Frente Parlamentar em benefício do Porto do Rio GrandeRelator da Subcomissão para o Desenvolvimento do Porto do Rio Grande, o deputado Sandro Boka assegurou que as iniciativas da Assembléia Legislativa pelo desenvolvimento portuário do Rio Grande do Sul não irão parar. Boka garantiu que ao término da Subcomissão, buscará a implantação de uma Frente Parlamentar para garantir a continuidade no acompanhamento das ações pelo desenvolvimento do porto.
Também anunciou que no próximo dia 24 de setembro a Subcomissão dará início às discussões sobre o sistema hidroviário interior do Rio Grande do Sul. A Audiência Pública será às 16h, na Sala José Lutzemberger, no 4º andar da Assembléia Legislativa, frisando que a discussão do tema hidrovias é fundamental para a economia do Estado, pois, segundo ele, este modal de transporte vem sendo subaproveitadas, já que somente 3% de todo seu potencial é utilizado.
(Por Leonardo Nunes,
Agência de Notícias AL-RS, 21/09/2007)