Sapucaia do Sul - Hoje é o Dia da Árvore. Para comemorar a data, o Centro de Estudos Ambientais (CEA) de Sapucaia do Sul promove, na Reserva Florestal Padre Balduíno Rambo, conhecida como Horto Florestal, um evento de conscientização. Em virtude do feriado prolongado, a atividade será realizada na próxima segunda-feira, e contará com a participação de escolas da região e especialistas na área de meio ambiente.
Filtros para a poluição do dia-a-dia, abrigos para animais, fontes de alimento e refresco para as cidades cheias de concreto, as árvores apresentam inúmeros motivos para terem seu próprio dia estabelecido no calendário. A defesa das árvores encontra no trabalho de Ongs como o CEA a oportunidade de ter envolvidas crianças, que poderão garantir a multiplicação de informações importantes e da conscientização.
Para as atividades de segunda-feira, já estão confirmadas as participações das escolas estaduais Erico Veríssimo, Anita Garibaldi e Vila Prado, além das escolas municipais Marechal Bitencourt, de Sapucaia, e Clodovino Soares, de Esteio. Os alunos que forem ao Horto Florestal vão assistir a palestras do biólogo Jackson Müller e do tenente Sérgio Saraiva, da Patrulha Ambiental. Além disso, estão previstas apresentações da banda da Brigada Militar e da cantora Daniela Correa, que interpretará A Súplica do Rio. Além disso, será realizado o plantio de uma muda de ipê-roxo na reserva, doada por uma família da cidade. A árvore receberá o nome da mais nova integrante da família, Manuela.
(
Jornal VS, 21/09/2007)