Cinco vias de São Paulo serão interditadas amanhã como parte da série de eventos do Dia Mundial Sem Carro, que acontece amanhã em 58 cidades do país. Os organizadores dizem que a idéia é fazer com que os moradores reflitam sobre os prejuízos causados pelo excesso de veículos nas ruas.
Serão fechados o Elevado Costa e Silva (Minhocão), a rua Leôncio de Carvalho (na região da av. Paulista), a rua Maria José (Bixiga), a rua Colônia Nova (Jardim Ângela) e a rua Belmiro Braga (Vila Madalena).
No Minhocão, por exemplo, haverá apresentações de teatro e música. Os parques Villa-Lobos e Ibirapuera também terão eventos ligados ao dia. No primeiro, além de bicicletadas, haverá uma aula pública sobre "Mobilidade integrada: bonde, bicicleta, barco", do arquiteto e professor da FAU Alexandre Delijaicov. No Ibirapuera, haverá uma aula do Greenpeace sobre "Mudanças climáticas nos grandes centros urbanos", entre outras atividades.
A partir das 14h de amanhã, terá início também a Virada Esportiva. O Memorial da América Latina terá esportes radicais, arvorismo, tirolesa e escalada. Haverá ainda pistas de skate e patins no local.
À noite, acontece um passeio ciclístico noturno pela cidade, com saída à meia-noite. O ponto de partida será o parque das Bicicletas (zona sul) e o trajeto, de 66 km, passará por pontos como o parque da Independência (no Ipiranga) e a estação da Luz (no centro).
Até esportes boêmios terão espaço na virada, nas ruas da Vila Madalena. Na rua Aspicuelta, haverá aulas de dança de salão; na rua Gonçalo Afonso (ou Beco do Batman), as opções serão futebol de botão, dardo e truco. Outras atrações como pebolim, tranca, skate e basquete de rua estão reservadas para a rua Belmiro Braga.
Quem prefere algo mais tranqüilo, poderá acompanhar também aulas de ioga e declamações de poesias na praça do Pôr-do-Sol, em Pinheiros.
(
Folha de S.Paulo, 21/09/2007)