Ao registrar que na sexta-feira passada (14/09), ocorreu na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília, a apresentação dos estudos de viabilidade da Hidrelétrica de Santo Antonio - uma das duas usinas projetadas para o Rio Madeira - o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) apelou ao governo que não permita mais atrasos na data do leilão da obra.
Segundo o senador por Rondônia, o edital de leilão da Hidrelétrica de Santo Antônio estipulou a data de 22 de novembro próximo. Inicialmente o leilão estava previsto para o dia 30 de outubro. Raupp alertou que qualquer pequeno atraso no processo poderá acarretar graves repercussões no cronograma dos trabalhos, que prevê 48 meses do início da construção até o começo da operação da primeira unidade.
- Os técnicos do consórcio Furnas/Odebrecht, responsável pelo estudo de viabilidade do projeto, informaram que as obras têm de se iniciar entre março e setembro do ano que vem para que se cumpra a expectativa de que as primeiras turbinas começarão a gerar energia em agosto de 2012. Uma obra desse tipo é extremamente sensível às inevitáveis pressões de aspectos relativamente imponderáveis, como o clima e o regime de chuvas - afirmou Valdir Raupp.
Na avaliação do senador, adiar o processo de construção das hidrelétricas no Rio Madeira seria uma imprevidência que beiraria a irresponsabilidade. Ele observou que o governo não pode esperar o próximo "apagão" para se arrepender de não ter tomado as medidas necessárias no tempo correto.
(Por Roberto Homem, Agência Senado, 20/09/2007)