Um grupo de indígenas de sete estados foi ao gabinete da senadora Fátima Cleide (PT-RO), nesta quinta-feira (20/09), para entregar um documento em defesa dos direitos de adolescentes e jovens indígenas. A senadora representou a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas.
Na carta entregue à Fátima Cleide, os indígenas pedem oportunidade de acesso ao ensino superior e a criação de um núcleo de educação indígena federal, que seria responsável por gerenciar recursos da educação desse grupo social. O documento também pede a contratação de agentes de saúde para as tribos, o financiamento de campanhas de educação sexual voltadas aos jovens, geração de empregos nas comunidades e respeito à demarcação de terras.
- Vamos continuar a luta de nossos ancestrais - disse o xavante Czeresaró, que criticou o que ele vê como preconceito dispensado aos índios em hospitais.
Fátima Cleide lembrou que o presidente Lula visitará amanhã a cidade de São Gabriel da Cachoeira, no noroeste do Amazonas, para assinar o que ela chamou de"PAC indígena", que prevê investimentos na área do saneamento e saúde da população indígena.
Os indígenas presentes ao encontro participam do 2º Encontro Nacional dos Povos da Floresta, que começou na última terça-feira (18) e vai até domingo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
(Agência Senado, 20/09/2007)