Pesquisadores especializados em desastres naturais afirmaram que a costa do Pacífico da América do Sul será atingida por uma tsunami e que o impacto do desastre poderá ser reduzido se a região possuir um sistema integrado de alerta, até agora inexistente. Os especialistas ficaram quatro dias reunidos no porto equatoriano de Guayaquil para revisar os sistemas de detecção e alerta de tsunamis para as costas do Pacífico, Atlântico, Índico e Caribe,
"Temos cem por cento de certeza de que estas costas vão ser atingidas no futuro por uma tsunami", disse à AFP o chileno Patricio Bernal, representante da Unesco e da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI). As costas sul-americanas do Pacífico chamaram a atenção dos cientistas por se tratar da área com maior atividade de terremotos por causa do chamado "anel de fogo".
Essa localização aumenta a possibilidade de tremores de mais de 7,5 graus na escala Richter, que geralmente provocam maremotos, explicou Wellington Rentería, chefe do Centro de Alertas de Tsunamis do Equador. Os especialistas afirmam que caso a área possua um sistema de alerta interligado, o tempo para que as populações possam se preparar será maior. "A infra-estrutura existe, temos os instrumentos e agora temos que interligar essa rede para que a verificação de uma tsunami seja feito em menos tempo", afirmou Bernal.
(
France Presse, 20/09/2007)