A segunda reunião sobre o Estudo de Viabilidade Técnica da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, marcada para Quarta-feira (19/08) foi cancelada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Segundo Antônia de Oliveira, da Superintendência de Concessões e Gerações da Aneel, a primeira reunião, acontecida dia 14, foi suficiente para esclarecer as dúvidas dos interessados. "A lista dos participantes seria a mesma nos dois encontros, então optamos por suspender esta segunda reunião".
Já para Glenn Switkes, da ONG International Rivers Network, a divulgação de informações sobre o empreendimento no Rio Madeira não é clara o suficiente. Switkes afirma não ter acesso aos laudos sobre as obras.
Por sua vez, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) diz que o acesso aos laudos está impossibilitado no momento, pois os documentos estão sob auditoria da CGU (Controladoria Geral da União) e não há previsão de retorno do parecer. Outro aspecto a dificultar as consultas é a extensão do estudo: as análises técnicas totalizam 14 volumes.
(Por Charles Nisz,
Amazonia.org.br, 19/09/2007)