A Sulgás iniciou esta semana o fornecimento de GNV ao posto Brasil, de bandeira BR, localizado na Av. Brasil Oeste, 3438, em Passo Fundo. O fornecimento ao posto foi viabilizado por meio da parceria com a Neogás do Brasil, empresa que tem realizado o transporte de gás natural sob a forma comprimida, por via rodoviária, em cidades que ainda não contam com o gasoduto da Sulgás.
De acordo com o diretor-presidente da Sulgás, a chegada do GNV ao município, irá aumentar consideravelmente a rota no interior do estado. “O GNV, em Passo Fundo, promove a entrada de um combustível mais econômico e ambientalmente favorável também em outros municípios localizados no Planalto Médio. A procura pelo GNV está aumentando e, com certeza, essa iniciativa ampliará o número de usuários e a rota daqueles que já adaptaram seus veículos, facilitando o acesso a mais localidades dentro e fora do estado”, disse.
Além de economizar no preço, os usuários ganham em autonomia, pois um veículo que roda em média 10km/l de gasolina ou faz 8km/l com o álcool, com GNV, podem chegar a obter uma autonomia entre 12km/m³ e 14km/m³.
Outra vantagem é a ambiental. Um veículo que roda a GNV estando bem regulado e adaptado em empresas homologadas pelo Inmetro, reduz em até 76% a emissão de gases poluentes para a atmosfera.
Ao todo são 42 postos de combustíveis a oferecer o combustível, entre as Regiões Metropolitana e Serra, e as cidades de Santa Cruz do Sul, Osório, Lajeado e agora Passo Fundo.
(Ascom Governo do Estado do RS, 19/09/2007)