Este ano, o Sebrae capixaba apresenta no evento seus projetos de artesanato, flores, apicultura, materiais reaproveitáveis e agricultura orgânica
Começou na terça-feira (18/09) a XVIII Feira do Verde no Espírito Santo, no Parque Pedra da Cebola, em Vitória. Esse ano o evento tem como tema o consumo consciente e vai abordar o papel do consumidor nas escolhas cotidianas. Umas das novidades da feira é o estande do Sebrae estadual, que expõe produtos como artesanato com produtos naturais, flores, apicultura, materiais reaproveitáveis e agricultura orgânica.
O Sebrae é um dos parceiros do evento e apresenta seus projetos para que as micro e pequenas empresas se empenhem na questão ambiental, criando assim, um ambiente favorável para o seu desenvolvimento sustentável.
O projeto de cadeia produtiva de materiais reaproveitáveis está na Feira do Verde incentivando e disseminando a mudança de hábitos através da utilização de produtos não agressivos ao meio ambiente, além de apoiar inovações que reforçem a sustentabilidade das micro e pequenas empresas e modos de produção que causem menor impacto ambiental.
Artesanato
Estão presentes na feira os Núcleos de Produção e Comercialização de Artesanato do Estado(NPCA), que desenvolvem produtos com o aproveitamento de matérias-primas in natura, rejeitos, resíduos e sobras de materiais como forma de ampliar as oportunidades de trabalho e mercado, propiciando a preservação do meio ambiente.
Os produtos de artesanatos são desenvolvidos com elementos naturais como fibras vegetais (bananeira, milho, café) e resíduos diversos como escamas de peixe, madeira, mármore e granito.
Agricultura orgânica
O estande do Sebrae conta também com produtos agrícolas orgânicos provenientes dos projetos de fortalecimento do setor de flores e plantas ornamentais e da organização da produção e comercialização da agricultura orgânica de Santa Maria de Jetibá e região. O objetivo principal é difundir as experiências em educação ambiental e promover ações de exploração consciente do meio ambiente, com a geração de oportunidades de negócios.
A agricultura orgânica tem apresentado um crescimento expressivo em âmbito mundial, principalmente em área plantada e oferta de produtos. A área com produção orgânica na União Européia cresceu quase 900% em 10 anos, por isso, as organizações capixabas que apóiam a agricultura familiar vêem a produção orgânica como um importante instrumento para a inclusão social dos agricultores familiares num plano de desenvolvimento regional sustentável e solidário.
Serviço:
XVIII Feira do Verde
Parque Pedra da Cebola – Mata da Praia – Vitória (ES)
Dias 18 a 23 de setembro (abertura dia 18, às 19h e do dia 19 ao dia 23, das 9h às 23h)
Sebrae no Espírito Santo - (0xx27) 3041-5591
(Envolverde/Agência Sebrae, 20/09/2007)