O deputado Nelson Härter(PMDB) assumiu o cargo de relator da Comissão Especial da Assembléia Legislativa gaúcha para acompanhar a execução dos projetos de reflorestamento e florestamento comercial no Estado, cuja posse e instalação ocorreu na manhã desta terça-feira (18/09), mediante ato do presidente da AL-RS, Frederico Antunes (PP). O deputado Marco Peixoto (PP) integra o grupo , na função de presidente, ao lado, ainda, de José Sperotto (DEM) ; Elvino Bohn Gass (PT), Edson Brum (PMDB), Leila Fetter (PP), Paulo Azeredo (PDT), Rossano Gonçalves (PDT), Pedro Pereira (PSDB), Cassiá Carpes (PTB), Paulo Odone (PPS) e Miki Breier (PSB).
Härter considera que a escolha de seu nome como relator da importante comissão é resultado do reconhecimento ao trabalho e à mobilização que lidera, a respeito do tema, na condição de pioneiro e no cumprimento de suas funções como presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento da AL. O parlamentar tem participado de todos os debates , envolvendo a polêmica em torno da comprovada fragilidade do relatório de zoneamento ambiental, elaborado pela Fepam(Fundação Estadual de Proteção Ambiental) que possuía a pretensão de regrar a concessão de licenciamentos. Também tem sido incansável, na busca de manifestações de técnicos especializados, cujos posicionamentos, fundamentados por anos de dedicação à pesquisa, questionam os procedimentos adotados e a metodologia utilizada para a elaboração do documento, principalmente, no que tange à falta de inclusão dos aspectos econômicos e sociais, fator de extrema relevância para a expansão da Região Sul e de outras partes do RS, através da geração de emprego e renda, como conseqüência natural da instalação de novos investimentos, na área da silvicultura e afins; e, ainda, a manutenção dos empreendimentos já existentes.
Informa o parlamentar que a comissão especial possui o prazo de 120 dias para realizar atividades concernentes e finalizar o relatório, gerado a partir do acompanhamento da execução dos projetos de reflorestamento e florestamento comercial no Estado, tendo como objetivo central a fiscalização dos atuais e futuros projetos do setor. Reafirma que, ao demarcar firmeza e honestidade no esclarecimento dos fatos, a AL cumpre com sua missão de auxiliar no incentivo e na atração de investimentos capazes de promover e projetar a economia gaúcha a patamares que tornarão o RS mais competitivo e apto a atrair empreendimentos que refletirão no incremento para a necessária criação de mais postos de trabalho, ao mesmo tempo em que, por conseqüência, aumentará a arrecadação tributária.
Está marcada para quarta-feira (25/09) a realização da primeira reunião da comissão , com o propósito de definir o cronograma dos trabalhos. Debates na AL estão programados, como também serão organizadas reuniões no interior do Estado e visitas aos locais, nos quais existe a previsão de execução de projetos de florestamento e reflorestamento, para fins comerciais.
Representantes das secretarias estaduais da Educação, Meio Ambiente e de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, de universidades e das empresas Stora Enso e Votorantim também participaram do ato de instalação e posse.
(Por Mara Braga, Agência de Notícias AL-RS, 19/09/2007)