A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta quarta-feira (19/09) que o Brasil vai apresentar o Programa Brasileiro de Energia e o Plano Nacional de Desmatamento nas duas conferências internacionais de que participará nos Estados Unidos, na semana que vem, sobre mudanças de clima. O objetivo é mostrar os esforços brasileiros contra as mudanças climáticas, das quais as emissões de gás carbônico são consideradas uma das principais causas.
Em entrevista à Agência Brasil, a ministra disse que o Brasil também vai falar, nos eventos, sobre o Plano de Ação Nacional de Enfrentamento das Mudanças Climáticas. “Estamos empenhados em chegar a essas conferências com uma proposta significativa, e que demonstre que o Brasil tem consciência das responsabilidades ambientais”, afirmou Marina Silva, no 2º Encontro Nacional dos Povos das Florestas.
Segundo Marina, o país já conseguiu diminuir o desmatamento em 65%, reduzindo assim cerca de meio bilhão de toneladas de gás carbônico. Ela informou que o governo vai buscar recursos novos e adicionais, tecnologias e conhecimentos, além de cooperações mais criativas, a fim de ampliar esforços no combate às mudanças climáticas. “Nós conseguimos reduzir emissões que representam 20% de tudo que os países ricos deveriam ter reduzido nos últimos dois anos”, disse.
Sobre a questão dos biocombustíveis, a ministra do Meio Ambiente afirmou que o Brasil está trabalhando para continuar sendo uma liderança em tecnologia metálica e biológica. Segundo ela, os biocombustíveis brasileiros têm que ter uma “narrativa diferente”: “O Brasil não tem que ser uma Arábia Saudita. Nós temos que fazer com que os biocombustíveis sejam produzidos em bases sustentáveis na África, na América do Sul ou no Caribe”.
Marina Silva ressaltou que o país vêm cumprindo com suas responsabilidades ambientais. “Nós temos responsabilidades, somos uma potência ambiental, e estamos fazendo um esforço grande para proteger nossas florestas, nossa biodiversidade, recursos hídricos e, principalmente, manter nossa matriz energética limpa”, listou.
As duas conferências nos Estados Unidos são: reunião de alto nível da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York nos dias 27 e 28 e um encontro convocado pelo presidente George W. Bush, em Washington, na segunda-feira (24/09).
(Por Paloma Santos e Kelly Oliveira, Agência Brasil, 19/09/2007)