O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre hoje (20/09) a 23ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), às 10h, no Palácio do Planalto. Participam dos trabalhos os ministros Tarso Genro, da Justiça, Guido Mantega, da Fazenda, e Walfrido dos Mares Guia, das Relações Institucionais.
Em pauta, entre outros assuntos, a implantação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci); sugestões dos conselheiros para o projeto de reforma tributária que o governo federal deve encaminhar ao Congresso ainda este ano; e os resultados do grupo de trabalho que discute temas ligados à bionergia.
Às 11 horas, Lula deixa a reunião e viaja para Manaus. À tarde, o primeiro compromisso na capital amazonense é um almoço com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, às 14 horas, seguido de cerimônia de assinatura de acordos complementares nas áreas da saúde e agricultura, e de declaração à imprensa.
Durante a reunião-almoço, os dois presidentes vão discutir integração regional, projetos de cooperação energética entre a Petrobras e PDVSA (estatal de petróleo venezuelana), o andamento das negociações para a criação do Banco do Sul e a adesão da Venezuela ao Mercosul, entre outras questões de interesse bilateral.
No fim do dia (18h), acompanhado do governador do Amazonas, Eduardo Braga, Lula anuncia recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a execução de obras de saneamento, transportes e habitação no estado. Ainda hoje, o chefe de Estado brasileiro vai se reunir com o presidente do Equador, Rafael Correa. O encontro ocorre às 20h30 e tem como pauta o exame de iniciativas bilaterais nas áreas de infra-estrutura, energia, comércio e cooperação técnica.
(Agência Brasil, 20/09/2007)