O Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva) participa sábado da 1ª Primavera dos Museus. As atividades começam às 9 horas com ações dirigidas aos estudantes. À tarde, a partir das 14 horas, haverá um debate com a comunidade para a redescoberta do que ocorre com a ecologia, com o uso de material de projeção para gerar a discussão sobre os problemas, e a participação de um técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O vice-presidente do Nucva, Flávio Seibt, explica que a idéia é discutir o que ocorre no Arroio Castelhano, com o lixo no município e o destino dos resíduos plásticos e latas. Ressalta que os supermercados na Alemanha não dão mais sacolas plásticas aos consumidores, que precisam pagá-las caso não levem de casa embalagens. Explica também que as garrafas pet são pagas e a população precisa trazer de volta após o uso.
A programação da 1ª Primavera dos Museus é organizada pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan) e acontecerá em todo o País no sábado e domingo. As atividades, com o tema Meio Ambiente: Museu, Memória e Vida, tem por objetivo desenvolver uma agenda de ações sobre o aquecimento global e sintonizar os trabalhos dos museus com o meio ambiente.
(
Gazeta do Sul, 19/09/2007)