Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam na madrugada de ontem, 60 quilos de barbatana de tubarão. A ação ocorreu durante fiscalização de rotina realizada na área da 4ª Secção da Barra, em Rio Grande. O proprietário do barco deve ser autuado por crime ambiental e captura de espécie ameaçada. O valor da multa ainda não foi estipulado. O produto estava em um barco de emalhe - modalidade de pesca que utiliza redes presas com flutuadores e pesos. Foram identificadas as barbatanas de pelo menos duas espécies de tubarão ameaçadas de extinção, cola-fina e bico-doce.
O chefe do escritório local do Ibama, Sandro Klippel, informou que por volta das 2h, agentes do órgão efetuavam a fiscalização em pesqueiros industriais atracados nos trapiches da Barra, quando alguns pescadores do barco, correram para desatá-lo do cais e ainda tentaram fugir. Porém, eles foram abordados e as barbatanas apreendidas. O produto estava acondicionado em sacos e já havia sido retirado da embarcação. O restante da carga foi lacrado no barco, que é de Rio Grande, e deve ser vistoriado hoje, em uma indústria de beneficiamento de pescado. Conforme Klippel, como não foi efetuado um levantamento no interior do barco, não se sabe a quantidade de peixe que possa ter em seu interior.
Na tarde de ontem, as barbatanas foram levadas para a sede local do Ibama e submetidas à análise, visando à identificação das espécies de tubarão. O trabalho foi auxiliado pelo professor Carolus Maria Vooren, do Departamento de Oceanografia da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Além das espécies ameaçadas de extinção, foram encontradas também as espécies de cação-gato e cação-bruxa.
De acordo com o Ibama, para cada indivíduo de espécie ameaçada de extinção há uma multa de R$ 500,00. Também deve ser apurado se houve a prática do finning - descarte da carcaça do tubarão e aproveitamento das barbatanas, que possuem alto valor comercial. Na Ásia são vendidas a preço de ouro. Na China uma das iguarias mais importantes de sua culinária é a sopa de barbatana.
(
Diário Popular, 19/09/2007)