Agora você não tem mais desculpas quando fizer compras e sair carregado de sacolinhas de plástico. Uma campanha organizada pela Secretaria do Meio Ambiente da cidade São Paulo colocou a moda como aliada da ecologia. Mais de 100 grifes e estilistas se juntaram a fim de criar modelos de bolsas - as chamadas bags - em tecidos ecologicamente corretos, propondo uma alternativa para o conhecido plástico das sacolinhas de supermercado.
O projeto 'Eu não sou de plástico', lançado dia 12 de setembro no Parque do Ibirapuera, tem como curadora a consultora de moda Lílian Pacce. Nomes como Alexandre Herchcovitch, Reinaldo Lourenço e Gisele Nasser, entre muitos outros do circuito fashion, colocaram suas ecobags em exposição de maneira a incentivar o uso consciente de sacolas na hora de fazer compras. Essa tendência de consumo correto já acontece com força nos Estados Unidos e na Europa.
Para quem ainda não se convenceu a trocar a facilidade da sacolinha por uma bag modernosa, vale lembrar que o Brasil produz cerca de 210 mil toneladas de polietileno, matéria-prima dos plásticos, e que o tempo médio de decomposição do material na natureza é de 500 anos. Pense na proposta e escolha sua ecobag.
(Por Luciana Borges, Quem Online, 18/09/2007)