O senador Sibá Machado (PT-AC) comemorou, em Plenário, a realização do 2º Encontro Nacional dos Povos da Floresta, aberto nesta terça-feira (18/09) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. O evento, que se estende até a próxima sexta-feira (21/09), discutirá temas como o uso sustentável das florestas brasileiras e melhores condições de moradia e qualidade de vida para os povos tradicionais que vivem na Amazônia e nos biomas Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Pampa e Caatinga.
Durante o encontro, informou Sibá, será prestada homenagem a Chico Mendes, que levou aos fóruns internacionais o conhecimento dos povos da floresta, "as chaves de um novo relacionamento entre o homem e a natureza". O senador lembrou que Chico Mendes foi um dos idealizadores da Aliança dos Povos da Floresta - especialmente indígenas e seringueiros - , que compreendem a importância de somar esforços pela preservação da natureza, além de ter ajudado a colocar o Brasil no centro de um debate internacional que culminou na realização, em 1992, no Rio de Janeiro, da Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco 92).
- Nosso país, apesar dos avanços, está ainda em dívida com os povos da floresta. Precisamos reafirmar a importância da contribuição dada ao Brasil e ao mundo por eles - disse Sibá.
(Por Raíssa Abreu, Agência Senado, 18/09/2007)