Desde ontem, a frota de 192 ônibus da Viação Hamburguesa, Futura e Courocap está rodando em Novo Hamburgo com o biodiesel B2 – uma mistura de 2% adicionado a 98% de óleo diesel convencional, distribuído pela Ipiranga. O novo combustível é considerado uma fonte energética alternativa e ambientalmente correta, com a vantagem de emitir menos gás carbônico e enxofre.
A presença do prefeito Jair Foscarini (PMDB), secretários municipais e representantes da Ipiranga Distribuidora, além dos diretores da empresa de ônibus, marcou o ato inaugural do primeiro dia de abastecimento com o biodiesel, na sede da Hamburguesa. A Ipiranga estima que o uso do B2 na frota das três empresas reduzirá a emissão de gás carbônico em 100 toneladas em 12 meses. A Hamburguesa e a Futura também entregaram ontem mais 12 ônibus, sendo três para portadores de necessidades especiais.
"Me lembro da época da faculdade de Engenharia Química, quando nos laboratórios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) a gente já fazia testes com biocombustível. Certamente, é uma solução que Novo Hamburgo precisa, pois a cidade cresceu e, com ela, a poluição", destacou Jair. "É uma inovação ter 100% de nossa frota utilizando este novo combustível em antecipação à obrigatoriedade", classificou o gerente administrativo da Hamburguesa, Paulo Schmidt. Das empresas, acompanhava o ato também a diretora da Futura, Sheila Fiori.
"A Ipiranga tem como marca a grande preocupação ambiental. E o biodiesel faz parte desta iniciativa, junto com o cartão Carbono Zero, que faz a compensação dos créditos de carbono. Com este combustível, além do menor impacto ambiental, ele tem propriedades que melhoram a lubricidade no motor", relatou o gerente de vendas da Ipiranga, Marcelo Aragão. Com ele, estavam o coordenador de vendas no Estado, Cristiano Trevisan, e o representante das contas das empresas na Ipiranga, Cristiano Silva.
AmbienteO secretário municipal de Meio Ambiente, Alvicio Klaser Neto, resumiu a iniciativa em uma palavra. ‘‘Agradecemos’’, disse. Segundo ele, tudo que pode ser feito para diminuir os impactos ambientais é melhor. ‘‘Foi uma atitude que partiu deles, antes mesmo da obrigatoriedade da lei. Para qualquer empresa que age assim devemos bater palmas’’, concluiu. Da Grande Porto Alegre, Novo Hamburgo passa a ser a maior cidade com 100% do transporte coletivo rodando com biodiesel. Ao contrário do que fui publicado ontem, os 192 ônibus consomem 45 mil litros de diesel semanalmente.
(
Jornal NH, 19/09/2007)