Na próxima quinta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Manaus, onde lança o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Amazonas e deve almoçar com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Durante o encontro com o venezuelano, Lula deverá discutir a agenda bilateral e aproveitar a oportunidade para tratar das negociações sobre o aumento do volume de negócios entre o Brasil e a Venezuela, além de questões energéticas que envolvem os dois países, como a construção da refinaria Abreu Lima, em Pernambuco, onde a PDVSA, estatal venezuelana do petróleo, é parceira da Petrobras.
De acordo com a agenda oficial divulgada pelo cerimonial do governo federal, também espera-se, para este almoço, a participação do presidente do Equador, Rafael Correa.
Cerca de R$ 690,9 milhões estão previstos pelo PAC para o Amazonas. Os recursos serão divididos entre governo do estado e prefeitura de Manaus para operacionalizar obras de ampliação do abastecimento de água, construção de conjuntos de casas populares, recuperação de igarapés, entre outras ações.
Na sexta, Lula estará em São Gabriel da Cachoeira (AM) para o lançamento do PAC para Povos Indígenas. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), a idéia é atender, principalmente, índios da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, e também de São Gabriel, onde os indígenas somam mais de 90% da população.
(Agência Brasil, 18/09/2007)