Uma espécie de morcego frutívoro, também conhecida como raposa-voadora, foi descoberta por uma expedição científica na ilha de Mindoro, nas Filipinas, cerca de 150 quilômetros ao sudoeste de Manila. O Departamento de Meio Ambiente e Recursos Naturais (DENR) anunciou que a descoberta ocorreu no ano passado, durante uma expedição organizada à ilha pela Universidade do Kansas (EUA) e por uma agência governamental filipina.
Segundo o DENR, um habitante de Mindoro contou sobre a nova espécie para os cientistas, que haviam ido ao local fazer um relatório sobre os répteis e anfíbios da região. O morcego, cujo nome científico é Styloctenium mindorensis, tem como particularidade sua abundante coloração --o pêlo avermelhado e três faixas brancas na cara--, o que o diferencia de outros integrantes da família.
A bióloga Mundita Lim, diretora do Escritório de Áreas Protegidas e Vida Selvagem, ligado ao DENR, disse que a descoberta eleva para 74 as espécies de morcegos frutívoros encontradas nas Filipinas, 26 das quais são exclusivas do país asiático. Lim, em declarações ao jornal "The Philippine Star", disse acreditar que a nova espécie de morcego tenha ampliado seu habitat para o conjunto da ilha de Mindoro, e que não se limita à área de Sablayan, na Província de Mindoro Ocidental, onde foi visto pelo grupo.
(Efe, 18/09/2007)