Teve início este mês a fase de mapeamento e diagnóstico para a elaboração da Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental no âmbito do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Encea). O objetivo é estabelecer diretrizes e metas para a atuação de educadores e comunicadores que trabalham a temática. A construção do documento é conduzida pelos Departamentos de Educação Ambiental e Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, com apoio do Instituito Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade, Ibama, Ministério da Educação e de outros departamentos do MMA.
A iniciativa é baseada nas deliberações das Conferências Nacionais de Meio Ambiente e em documentos, como o Programa Nacional de Educação Ambiental e o Plano Nacional de Áreas Protegidas, além de outros.
Nesta etapa de mapeamento de materiais, experiências de comunicação e educação ambiental, serão recebidas contribuições da sociedade organizada, de instituições governamentais, acadêmicas e de comunidades. A idéia é que o documento reflita e responda às necessidades e anseios não só do setor governamental, mas também das associações e comunidades atuantes nas microrregiões. A primiera versão do documento será debatida em eventos e depois aberta à consulta pública.
A idéia é construir um documento que possa ser utilizado pela totalidade dos atores que pensam e atuam com educação ambiental e comunicação em Unidades de Conservação das diversas categorias e nas comunidades do entorno.
Para mais informações acesse o site www.mma.gov.br/ea Saiba como participar e contribuir acessando o blog http://encea.blogspot.com ou enviando email para encea@mma.gov.br
(Ascom MMA, 18/09/2007)