Na próxima quinta-feira (20/09), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Manaus, onde lança o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Amazonas e deve almoçar com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
Cerca de R$ 690,9 milhões estão previstos pelo PAC para o Amazonas. Os recursos serão divididos entre governo do estado e prefeitura de Manaus para operacionalizar obras de ampliação do abastecimento de água, construção de conjuntos de casas populares, recuperação de igarapés, entre outras ações.
Durante o encontro com Chávez, Lula deverá discutir a agenda bilateral e aproveitar a oportunidade para tratar das negociações sobre o aumento do volume de negócios entre o Brasil e a Venezuela, além de questões energéticas que envolvem os dois países, como a construção da refinaria Abreu Lima, em Pernambuco, onde a PDVSA, estatal venezuelana do petróleo, é parceira da Petrobras.
De acordo com a agenda oficial divulgada pelo cerimonial do governo federal, também espera-se, para este almoço, a participação do presidente do Equador, Rafael Correa.
Na sexta-feira (21/09), o presidente Lula estará em São Gabriel da Cachoeira (AM) para o lançamento do PAC para Povos Indígenas. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), a idéia é atender, principalmente, índios da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, e também de São Gabriel, onde os indígenas somam mais de 90% da população.
(Por Amanda Mota, Agência Brasil, 18/09/2007)