A primeira medalha dos Jogos Olímpicos de Pequim é verde e vai para a Coca-Cola. A empresa se comprometeu em usar refrigeradores e máquinas de venda automática que não agridem o clima durante o evento em 2008 e reduzir o consumo de energia do equipamento. É a primeira vez que os equipamentos da Coca-Cola serão todos livres de hidrofluorcarboneto (HFC) e usarão um sistema de gerenciamento de energia para aumentar a eficiência energética de seus aparelhos em até 35%.
Segundo cálculos baseados numa vida útil de 10 anos de cada máquina, espera-se que o total de 6.350 aparelhos de refrigeração a serem usados pela Coca-Cola nas áreas de competição dos Jogos Olímpicos promoverão uma redução na emissão de gases do efeito estufa em aproximadamente 45 mil toneladas métricas. Para efeito de comparação, seria o mesmo que retirar 218 mil carros das ruas por duas semanas durante os Jogos de Pequim. Esse compromisso é resultado de esforços conjuntos feitos entre o Greenpeace e a Coca-Cola, desde os Jogos Olímpicos de Sydney, para aumentar a refrigeração sustentável da empresa.
O Greenpeace vem fazendo campanha para eliminar o HFC de ar-condicionados e refrigeradores desde os anos 90. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o HFC é um potente gás do efeito estufa e, em alguns casos, até 11,700 vezes mais danoso que o gás carbônico (CO2). Segundo o instituto científico alemão Oko-Recherche, até 2050, o HFC e outros gases fluorinados devem contribuir com 8,6% das emissões mundiais, o que equivale às emissões de CO2 de todos os carros de passageiros em 2004.
A parceria da Coca-Cola com o Greenpeace começou em 2000, com o desenvolvimento e comercialização de equipamentos de refrigeração que não agridem o clima para os Jogos Olímpicos de Sydney. Desde então, a empresa investiu cerca de US$ 40 milhões em pesquisa, desenvolvimento, testes e fabricação de equipamentos sustentáveis de refrigeração. A Coca-Cola providenciou unidades de refrigeração sem HFC tanto nos Jogos de Atenas de 2004 e nos Jogos Olímpicos de Inverno de Torino em 2006. Mas durante os Jogos de Pequim será a primeira vez que a Coca-Cola se compromete a também otimizar o consumo de energia de seus equipamentos.
“Combinar a refrigeração sem emissões de HFC e uma tecnologia de eficiência energética é um ótimo exemplo de como os negócios de uma empresa podem contribuir para a redução das emissões dos gases do efeito estufa. Esperamos que os esforços da Coca-Cola acelerem as ações de toda a indústria para combater as mudanças climáticas”, afirmou Lo Sze Ping, diretor de campanhas e de comunicação do Greenpeace China.
“O Greenpeace é um grande colaborador da Coca-Cola. Juntos desenvolvemos soluções inovadoras de refrigeração sustentável. Estamos satisfeitos com os progressos atingidos e reconhecemos que nossa empresa e nossa indústria ainda tem muito o que fazer”, afirmou Christina Lau, diretora de assuntos externos da Coca-Cola da China.
(
Envolverde/Greenpeace, 18/09/2007)