Lajeado - O auditório do prédio 3 da Univates sedia hoje o seminário A Informação Ambiental na Educação, promovido pelo jornal O Informativo do Vale através do projeto Meio Ambiente na Escola. No público vão estar professores e funcionários de estabelecimentos de ensino, concentrados das 9h às 17h para se inteirar do conteúdo que pode ser multiplicado para os jovens em sala de aula. "O Informativo do Vale tem demonstrado preocupação com o tema e não temos medido esforços para levar a informação ambiental para toda a comunidade, desta vez focando os estudantes do Ensino Médio", destaca a coordenadora do Projeto Meio Ambiente na Escola, Miriam Volkmer Destefani.
A primeira palestra será realizada pelo biólogo André Jasper, que vai desenvolver o tema "Aquecimento global: uma verdade inconveniente ou um ciclo natural periódico". Jasper vai comentar evidências e explanar sua visão crítica sobre o assunto, que na sua opinião às vezes é explorado como ferramenta de marketing. O graduado em História Natural, professor Henrique Carlos Fensterseifer, vai falar sobre o cenário físico e ambiental da região hidrográfica do Taquari. Ele vai mostrar os principais impactos ambientais, as mudanças do rio, do clima e da vegetação.
As palestras da tarde serão abertas às 14h pela jornalista Ilza Maria Tourinho Girardi, que vai explanar sobre "Jornalismo ambiental e ética". Na seqüência haverá apresentação do case da Certel sobre os 22 anos de trabalho em educação ambiental. "Muito antes de o tema estar em voga nós já tínhamos ações. É uma de nossas prioridades", afirma o engenheiro agrônomo Ricardo Jasper. A última atração estará a cargo do jornalista Ulisses de Almeida Nene, que vai comentar sobre o "Jornalismo e o compromisso com a educação ambiental".
ConcursoDurante o evento haverá lançamento do I Concurso de Redação e Fotografia Minha Comunidade, o Meio Ambiente e Eu. A oportunidade está aberta para os alunos das 53 escolas de Ensino Médio do Vale do Taquari. Os melhores vão receber prêmios - três microcomputadores e três máquinas digitais - e ter seus trabalhos publicados em edição especial do suplemento Meio Ambiente na Escola.
(
O Informativo do Vale, 18/09/2007)