A Companhia de Tecnologia e Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Cetesb) começou a operar na quarta-feira (12/09), em Cubatão, um moderno painel eletrônico digital que informa à população, em tempo real, sobre a qualidade do ar no centro da cidade e no pólo industrial do município. Com tecnologia avançada, agregando símbolos e cores, o painel é pioneiro no Estado e foi adquirido através de um Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental (TAC), firmado em 2005 entre a Cetesb, Fosfértil (antiga Ultrafértil), Prefeitura Municipal e o Ministério Público do Estado.
O equipamento está localizado no canteiro central da Avenida Nove de Abril, principal via de acesso entre o centro e o parque industrial e Cubatão, e informa a qualidade do ar, indicando se ela está Boa, Regular, Inadequada ou Má. Os dados de concentração dos poluentes material particulado, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e ozônio, após amostras coletadas pelas estações automáticas de monitoramento instaladas no centro, em Vila Parisi e no Vale do Rio Mogi, são interpretadas na central telemétrica da Cetesb localizada na capital e as informações, retransmitidas "on-line" para o painel eletrônico.
Segundo dados da Cetesb, o maior problema hoje na qualidade do ar em Cubatão refere-se aos níveis de material particulado verificados na área industrial. As altas concentrações que têm sido observadas se devem, em grande parte, ao impacto crescente do tráfego de caminhões no entorno da estação de Vila Parisi. A concentração média anual nesta região, cercada de indústrias e de um grande pátio de estacionamento de veículos pesados, é praticamente o dobro do padrão ambiental estabelecido para material particulado.
Conforme exigência constante no TAC, o painel foi doado oficialmente à Prefeitura de Cubatão, que ficará responsável por sua manutenção. Caberá à Cetesb fornecer os dados de qualidade do ar. O termo de doação do equipamento foi assinado pelo vice-prefeito Raimundo Valter Pinheiro e o diretor de Suprimentos e Logística da Fosfértil, Luiz Antonio Mesquita, na presença do diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da Cetesb, Marcelo de Souza Minelli; de Marcos Cipriano, gerente da Agência Ambiental de Cubatão; de Maria Lúcia Guardani, gerente do Setor de Telemetria da Cetesb e pela promotora de meio ambiente de Cubatão, Liliane Garcia Ferreira.
(Por Renato Alonso, Ascom Cetesb, 12/09/2007)