Na mira de um mercado ainda imensurável, a Zeppini Industrial e Comercial S.A., especializada em periféricos de bombas, tanques, sistemas de tratamento de efluentes e conexões para postos de gasolina e conveniência, entra na era dos produtos ecologicamente corretos.
Presente em 52 países, a companhia prevê abocanhar outros 50 nos próximos três anos e fechar 2007 com faturamento 50% superior ao do ano passado que somou R$ 36 milhões, 8% com exportação.
Para continuar essa trajetória de ascensão, a empresa brasileira - há 23 anos no mercado mundial e com sede em São Bernardo do Campo (SP) - investe agora em uma linha ambiental que visa tornar mais segura a instalação de tanques nos postos de gasolina em casos de vazamento de combustível. "Com os novos materiais plásticos anti-vazamento e o sistema de tratamento, que separa a água do óleo, evita-se o despejo dessa mistura perigosa nas galerias pluviais", explica o gerente de tecnologia da companhia, Paulo Rogério Fernandez.
Segundo o executivo, há muito espaço ainda para crescer. "O Brasil possui a maior infra-estrutura nesse tipo de serviço. "São 32 mil postos de serviços e conveniência espalhados pelo País para uma população de cerca de 182 milhões enquanto na Índia 30 mil postos servem a mais de 1 bilhão de pessoas", argumenta.
Só em 2006, a empresa começou a comercializar seus produtos na Índia, Egito, Emirados Árabes Unidos, Sudão, Nigéria, Cingapura e Leste Europeu.
A Zeppini é um desdobramento da Fundição Estrela, e conta hoje com uma carteira de 10,8 mil clientes, como Shell, Esso, Texaco, Repsol, Agip, Ipiranga, PDVSA, Petroperu, Petro Ecuador e ANCAP.
A empresa participa da 20ª versão da Expo Postos & Conveniência 2007, que começa nesta terça-feira, em São Paulo, e se estende até dia 20 de setembro no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
(Por Silvana Orsini,
InvestNews, 18/09/2007)