Em funcionamento desde o final de abril deste ano, o Ecoponto de Passo Fundo já recebeu 20 mil pneus velhos e fora de uso, que estavam contribuindo para a degradação do meio ambiente. Ao local, criado emergencialmente pela prefeitura, no Distrito Industrial da Invernadinha, na Vila Progresso, também passarão a ser recolhidos, em breve, outros materiais procedentes das áreas urbana e rural, como lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias de telefones celulares.
Os pneus foram retirados de rios, ruas e terrenos baldios. O secretário municipal do Meio Ambiente, Ermindo Simonetti explica, que posteriormente, todo este material é recolhido pela Associação Nacional de Indústrias Pneumáticas (Anip) para reciclagem. Os pneus são transportados para São Paulo onde, depois de reciclados, podem ser transformados, inclusive, em asfalto ecológico. A primeira carga foi levada na última quarta-feira e, a segunda, ontem.
Diariamente, uma equipe do Ecoponto percorre vários pontos da cidade, recolhendo os pneus em borracharias, ruas e pátios de residências. Os moradores podem agendar a coleta por meio do telefone (54) 3311-5494. As empresas precisam levar o material até o depósito.
(
Correio do Povo, 18/09/2007)