A partir de amanhã, toda a frota de ônibus das três empresas que atendem às linhas urbanas do município de Novo Hamburgo passam a circular utilizando o biodiesel como combustível. No total, estarão operando nesse sistema 192 ônibus. O lançamento da iniciativa será hoje, às 15h30min, no pátio da empresa Hamburguesa, no bairro Canudos. O plano de utilizar o biodiesel nos coletivos surgiu da parceria entre as empresas de transporte coletivo e a empresa Ipiranga, que propôs a adoção do combustível natural. 'Na verdade, a partir de janeiro de 2008, será obrigatório o uso de 2% de biodiesel no combustível e a Ipiranga resolveu antecipar o processo, nos procurou e aceitamos a parceria', comenta Paulo Schmidt, gerente administrativo da Viação Hamburguesa. A utilização do biodiesel em frota de ônibus é pioneira no Vale do Sinos.
A Viação Futura coloca em circulação quatro novos ônibus, também nesta terça-feira. Um deles foi adaptado para o transporte de portadores de necessidades especiais. Na mesma perspectiva de ampliação da sua frota, a Hamburguesa colocará mais oito ônibus à disposição da comunidade. Dois dos novos veículos também são destinados a usuários com necessidades especiais.
O biodiesel melhora a característica lubrificante do combustível e sua utilização, além de propiciar uma redução significativa na emissão de poluentes atmosféricos. Elemento importante no setor de energias renováveis e no desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul, o biodiesel vem se fortalecendo entre os gaúchos. Denominação genérica criada para alternativa combustível a partir de derivados de oleaginosas, ele pode ser obtido a partir da mamona, dendê, algodão, girassol, soja, além da gordura natural. O biodiesel comparado ao diesel convencional apresenta a vantagem de ser isento de enxofre, além do balanço favorável em termos de emissão de CO2. Além disso, as terras cultiváveis podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas como fonte de matéria-prima para esse combustível.
(
Correio do Povo, 18/09/2007)