Ajudar a preservação dos 2,7% restantes da Mata Atlântica Gaúcha é o objetivo do Projeto Maquiné BioAtivo, uma iniciativa da empresa gaúcha HBA –Agroindústria e Distribuidora de Produtos Orgânicos e Aromáticos em parceria com a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), a Certificadora Internacional de Produtos Orgânicos (Ecocert) e a prefeitura de Maquiné. O projeto realizará, de 21/09 a 02/10, uma exposição e ciclo de palestras, no Átrio do Shopping Bourbon Country e na Livraria Cultura.
A exposição mostrará o trabalho de cultivo orgânico de ervas medicinais, a fabricação de produtos voltados ao mercado de educação ambiental e bem-estar, e as ações de reflorestamento com espécies nativas naquele município. O ciclo de palestras abordará o panorama da produção orgânica de ervas medicinais no Mercosul e a realidade do reflorestamento no Rio Grande do Sul.
A Fepagro participa deste projeto buscando a melhoria do manejo no cultivo orgânico de plantas medicinais e, também, a elaboração de um Manual Regional para cultivo de ervas medicinais orgânicas. Durante o ciclo de palestras, a pesquisadora da fundação, Maria Helena Fermino, falará sobre "Manejo e conservação de espécies florestais nativas e exóticas".
O evento discutirá, ainda, educação para a sustentabilidade, projeto de conservação da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul, cadeias de medicinais no Mercosul, integração do produtor de plantas medicinais & indústria na produção de fitoterápicos e cultivo orgânico de medicinais.
(Ascom Governo do Estado do RS, 17/09/2007)