Pelotas - A rua Dona Darci Vargas, fundos do condomínio Village Center, na avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, está para virar um depósito de lixo. Ao longo da via que é ladeada por um banhado são depositados detritos domésticos e restos de materiais de construção.
O mototaxista Jorge Lopes, que trabalha em um ponto no início da rua, relatou que há tempo as pessoas jogam lixo no local. “Não importa que seja dia claro. São charreteiros e até pessoas em carros que param aqui e jogam as sacolas. Já ligamos para avisar a Prefeitura”, disse. O colega Francisco Garcia acrescentou que até caminhões estacionam e despejam a sujeira no local.
O secretário de Qualidade Ambiental (SQA), Leonardo Cardoso, afirmou que desconhecia o foco de lixo e alegou que talvez o departamento responsável por esse tipo de problema saiba algo a respeito. Segundo ele, cabe à SQA identificar o problema e notificar os responsáveis, mas o recolhimento seria de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU). “Quando a reclamação é feita, tentamos saber quem são os envolvidos. A população não coopera com a limpeza urbana. Muitas vezes são os próprios moradores que depositam o lixo em terrenos baldios”, ressaltou Cardoso.
Mutirões de limpezaNos últimos dias, a Prefeitura tem investido em mutirões para melhorar a limpeza de ruas e avenidas. Uma ação conjunta da SMSU, SQA, Secretaria Municipal de Obras (SMO), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (SMSTT) e o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) intensificou a atuação das Frentes de Trabalho para qualificação da infra-estrutura de diversos bairros do município.
Com o tempo estável foi possível realizar a limpeza de valetas, preparação de ruas para receber saibro, colocação e compactação de saibro e melhoramento no escoamento pluvial. Durante a sexta-feira, 14, a ação ocorreu em três pontos diferentes da cidade - Getúlio Vargas, Vasco Pires e Barro Duro - com uma equipe de 15 pessoas em cada local.
No Getúlio Vargas mil metros cúbicos de ruas foram ensaibradas, o que representa 98% do total de ruas do loteamento. Além disso, valetas foram limpas e 11 novas travessias para escoamento pluvial. Conforme o chefe de gabinete da SMSU, Breno Cordeiro, o prazo previsto para a duração total das frentes de trabalho é de 70 dias praticáveis (sem chuva) e a idéia é atingir 80% das ruas da cidade nesse período.
Segundo o secretário Cardoso, alguns lixões irregulares foram limpos durante ações do Executivo. Os terrenos privados que apresentavam acúmulo de entulhos tiveram seus proprietários intimados a resolver o problema. Os terrenos privados devem ser cercados e ter placas que informem que é proibido colocar lixo no local.
A SQA também promove campanhas de educação ambiental ensinando a população a não depositar detritos em locais públicos. “A cidade possui recolhimento diário de lixo e não há motivo para as pessoas sujarem a via pública. É preciso uma campanha de conscientização forte para acabar com esse problema”, enfatizou.
(
Diário Popular, 17/09/2007)