O final de semana foi um bom momento para provar que o ditado "Quem ama cuida" pode ser aplicado na relação entre os seres humanos e seus animais de estimação. No sábado e no domingo, milhares de donos levaram seus cães e gatos para tomar a vacina contra a raiva. Promovida por estudantes do curso de Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a campanha ocorreu em 39 postos montados pela cidade. Cada vacina custa R$ 2.
Além de imunizar o animalzinho, a vacina tem papel importante na saúde pública da cidade. Há pelo menos 10 anos, o município não registra nenhum caso da doença. A funcionária pública federal Adriana Flores não perdeu a chance de imunizar a cadela, Dora.
- Estava passeando com ela e já aproveitei para protegê-la - disse, enquanto aguardava o bicho receber a dose, na entrada do supermercado Nacional da Medianeira.
Mais vacinas Nos locais de vacinação, os cães ganhavam uma amostra de ração, e os donos levavam uma cartilha com dicas de cuidados com o animal. Os estudantes estimam que imunizaram 23 mil animais na campanha, mesmo número de 2006. No dia 22, os acadêmicos estarão em Itaara e no bairro São José, em Santa Maria, distribuindo doses da vacina. Os locais ainda não foram definidos. Os estudantes pretendem, ainda nesta semana, colar cartazes e informar as associações comunitárias sobre onde será a vacinação.
Nas pessoasA raiva pode ser transmitida por cães, gatos, ratos, bovinos, eqüinos, suínos, macacos e morcegos. Se a pessoa for mordida ou lambida por um animal contaminado, pode contrair a doença que, em seres humanos, pode causar a morte
(
Diário de Santa Maria, 17/09/2007)