Na última quinta-feira (13/09), foi realizado o Seminário de Capacitação e Construção da Metodologia do 3º Passo da Implantação da Agenda 21 Municipal em Gravataí. O encontro, no Auditório da Ulbra localizado no município, debateu a elaboração do diagnóstico participativo que começará a desenvolver a Agenda 21 local. Esta é a terceira etapa do processo, iniciado em 2006.
Representando o prefeito Sérgio Stasinski, o secretário municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SMTCAS), Laone Guimarães, participou da cerimônia de abertura do evento, no turno da manhã. O Seminário é destinado aos representantes das entidades do Fórum da Agenda 21, que tem a bióloga Simone Poletto como sua coordenadora geral.
Adequação e participação
Na primeira parte do evento, a técnica do Ministério do Meio Ambiente, Dayse Cordeiro, fez um relato sobre a trajetória da Agenda 21 Global e no Brasil desde a ECO-92. “O momento agora é pensar o que é mais emergente para ser resolvido, aproveitando a potencialidade do município”, explicou. Segundo ela, isto só será possível em Gravataí se a sociedade se envolver na busca das soluções a curto, médio e longo prazo.
Passeio por Gravataí
Após a participação da bióloga da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Norine Paloski, que pediu maior comprometimento dos membros do Fórum, o diretor-presidente da FMMA, Paulo Müller, realizou sua explanação. Sua abordagem focou as paisagens de Gravataí como unidade territorial de planejamento ambiental.
Através de slides, Müller mostrou pontos tradicionais do meio ambiente do município, como a Serra Geral, Morro Itacolomi, Banhado Grande e Arroio Demétrio. “Ao contrário do que se pensa, o rio começa na nossa casa”, salientou o titular da FMMA, justificando a importância de se preservar o Rio Gravataí, bacia que abastece um milhão de pessoas na Região Metropolitana.
No turno da tarde, outras palestras sucedem a montagem dos grupos de trabalho para a elaboração do diagnóstico participativo, que deverá ser concluído até o início da noite.
Presenças
Além de membros do Fórum da Agenda 21, estiveram no Auditório da Ulbra durante a manhã o ex-prefeito de Gravataí e deputado estadual Daniel Bordignon; a diretora-presidente do Demhab, Márcia Dorneles; o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Sebastião Medeiros; a vereadora Rita Sanco; e o assessor de Políticas Públicas para o Negro, Claudiomiro Silva da Silva.
(Ascom Prefeitura de Gravataí, 14/09/2007)