Três povoados no norte do Peru votaram massivamente neste domingo (16/09) contra o projeto de exploração de uma jazida de cobre por uma mineradora de capital chinês. No distrito de Carmen de la Frontera, um dos que organizou a consulta, 3.053 habitantes participaram do plebiscito, dos quais 2.825 votaram contra a mineradora. Os votos de Ayabaca e Pacaipampa, que já foram 100% apurados, também foram em sua maioria contra a companhia chinesa, disse à imprensa a coordenadora Edith Pacheco.
Pascual Rosales, presidente das Comunidades Camponesas de Ayabaca, afirmou que se o governo não aceitar o resultado da consulta popular será convocado um plebiscito nacional. "Vamos insistir para que os resultados sejam respeitados. Se o governo não o fizer, as comunidades do norte, centro e sul se levantarão e realizarão uma consulta nacional", declaru Rosales.
O dirigente negou que os votantes tenham sido manipulados por comunistas e estrangeiros. "Nós não queremos violência, somos camponeses pedindo respeito", acrescentou.
(
France Presse, 16/09/2007)