As violentas inundações da temporada de monções causaram a morte de mais 29 pessoas neste domingo na Índia e em Bangladesh, enquanto as autoridades alertam para mais chuvas. No total, mais de 3.200 pessoas já morreram nos dois países desde junho, segundo dados oficiais sobre as enchentes --as mais fortes das últimas décadas, e que já deixaram milhões de pessoas isoladas ou desabrigadas e sem suprimentos.
No Estado indiano de Assam, ao norte, um dos mais afetados até agora, dez pessoas se afogaram quando tentavam escapar das águas, informou o ministro de Emergências, Bhumidar Barman. "A situação ainda é crítica em muitas áreas, onde milhões de pessoas se protegem em abrigos improvisados", disse Barman.
As chuvas torrenciais fizeram transbordar os rios Brahmaputra e Ganges na semana passada. Mais de 2.200 pessoas morreram na Índia nesta temporada de chuvas. No vizinho Bangladesh, 19 pessoas morreram entre sábado (15) e domingo, elevando para 1.042 o número de vítimas fatais desde junho, segundo o porta-voz do governo, Sachindranath Halder. Neste país, no entanto, o nível de pluviosidade já está diminuindo.
(
France Presse, 16/09/2007)