O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) finalizou o processo de seleção de seis empresas ou consórcios para integrar a chamada lista curta, visando a contratação da consultoria que participará da cooperação técnica para o projeto Portais da Cidade.
Integram a listagem empresas/consórcios de seis países: Asesores de Infraestructuras – Getinsa – Taryet (Espanha); Scetauroute – Assessoria para Projetos Especiais (França); CPCS Transport Limited (Canadá); Ingenieros Economistas Planificadores (Argentina); Logit-SDG, MMSO, LCA Consultoria, JGP Consultoria e Participações (Brasil) e PricewaterhouseCoopers – Albino Advogados Associados (EUA).
Agora, essas empresas serão convidadas a apresentar uma proposta detalhada para a execução do trabalho, que prevê a estruturação técnica, legal e financeira do projeto dos Portais. A consultoria selecionada produzirá estudos que servirão de base para o edital de licitação do parceiro privado do projeto, a ser publicado até o final do primeiro semestre de 2008. O BID destinou 500 mil dólares (cerca de R$ 950 mil) para a cooperação técnica com a prefeitura.
O projeto
O projeto Portais da Cidade prevê que os ônibus procedentes dos bairros farão a transferência integrada nos três portais para veículos articulados, que circularão por 18 pontos da região central, unindo os Portais por meio dessa linha exclusiva. Nos horários de pico, a circulação será a cada 1min30 e nos outros horários em até 4 minutos.
No sistema integrado, os passageiros pagarão uma única passagem pelo sistema de bilhetagem eletrônica. O objetivo é reduzir o numero de veículos em circulação no centro, sem prejuízo para o deslocamento dos passageiros, contribuindo para a revitalização do bairro. Hoje, o transporte público em Porto Alegre atende mais de um milhão de passageiros em 33 mil viagens diárias ao centro, mas apenas 30% dos usuários tem como destino final a região central. Também está prevista a utilização de fontes de energia menos poluentes nos novos ônibus, como gás e biodiesel, reduzindo em até 25% o gasto com combustíveis.
Duas grandes obras de infra-estrutura fazem parte do projeto, visando melhorar o acesso e a circulação: um túnel sob a Borges de Medeiros na esquina com Rua dos Andradas, e uma nova alça no viaduto da Conceição, eliminado o cruzamento que ocorre junto à Rodoviária.