Vídeo-reportagem feito pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica registra os efeitos do terremoto que matou mais de 500 peruanos e deixou cerca de 30 mil desabrigados. O vídeo Missão Prisco: vôos humanitários, que será exibido por emissoras da Radiobras, foi filmado após a chegada da Força Aérea Brasileira (FAB) à região mais afetada pelo tremor da noite de 15 de agosto.
O vídeo vai além da exibição da solidariedade brasileira – o governo doou 46 toneladas de alimentos e kits de medicamentos para o país vizinho, transportados pela FAB -, mostrando as dificuldades dos moradores da cidade de Pisco. Além de presenciarem a distribuição dos donativos, os militares brasileiros registraram os trabalhos de resgate dos corpos, o atendimento aos feridos e a luta para que serviços básicos como água e luz fossem retomados.
Durante os quase nove minutos de duração do vídeo, há desde depoimentos de cidadãos peruanos - como a mulher que reclama da ação de ladrões que se aproveitam da falta de segurança -, até trechos de entrevistas com autoridades do governo local e de outros países, como o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim.
Em Brasília, o vídeo pôde ser visto à meia-noite de sábado (15/09) ou poderá ser assistido às 22h30 de segunda-feira (17/09), pela TV Nacional (canal 2 da TV aberta). A NBR também o exibiu no domingo (16/09), às 9h05. A emissora do Poder Executivo pode ser conectada pela NET, nos canais 13 (Brasília), 5 (São Paulo) e 4 (Rio de Janeiro).
A FAB também disponibilizou o vídeo em sua página na internet. O endereço é http://www.fab.mil.br/aerovia/index.htm.
(Por Alex Rodrigues, Agência Brasil, 15/09/2007)