No Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, celebrado neste sábado, banhistas da Praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, se depararam com manchas de óleo na areia e policiais flagraram, em Igarassu, norte do Grande Recife, o motorista do caminhão de uma fábrica de papel despejando lixo industrial próximo ao Rio Monjope.
Veranistas informaram que o piche amanheceu entre as Praias de Porto de Galinhas e Cupe. “Era um rastro preto. Todo mundo que caminhou sujou os pés”, descreve o médico Antônio Bezerra, proprietário de um apartamento no balneário. Ele acredita que o óleo era proveniente da lavagem de máquinas de algum navio. A Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros não registraram ocorrência na área.
Em Igarassu, a agressão ambiental ocorreu no Engenho Monjope, um sítio histórico cercado por Mata Atlântica. Integrantes da Companhia de Policiamento do Meio Ambiente detiveram o motorista Edvaldo dos Anjos quando ele jogava resíduos de tintas e plásticos de uma fábrica de papel de Igarassu numa área de mata próxima às margens do Monjope. Em Piedade, sul do Grande Recife, voluntários receberam sacolas plásticas para coletar o lixo da praia.
(
Jornal do Commercio, 16/09/2007)