Duas décadas depois de os carros a diesel sumirem quase completamente das ruas nos EUA, os americanos estão prontos para dar a eles uma nova chance. Apostando que os motores a diesel serão uma alternativa aos híbridos (movidos a energia e gasolina) popularizados pela Toyota, a Mercedes-Benz, a BMW e a Volkswagen planejam vender novos automóveis a diesel nos Estados Unidos no ano que vem.
Essa é a grande questão que corre no salão do automóvel de Frankfurt nesta semana, enquanto as montadoras européias lançam veículos "limpos a diesel" em resposta à demanda por carros mais econômicos e que não agridam o meio-ambiente.Atualmente, menos de 3% dos veículos de passeio nos Estados Unidos são movidos a diesel, comparados com mais de 30% na Europa.
Carros barulhentosMuitos americanos se recordam do diesel, dos idos de 1983, como um combustível sujo que deixava os carros barulhentos e difíceis de pegar nas manhãs frias de inverno. No entanto, a tecnologia passou por avanços desde então. A nova geração de motores a diesel é praticamente indistinguível dos motores a gasolina em termos de desempenho. Eles também emitem menos dióxido de carbono, porque queimam o combustível com mais eficiência.
Os europeus estão fazendo experiências com os híbridos também, mas eles já não demonstram preocupação com o pioneirismo da Toyota nessa área. "A primeira rodada foi vencida pelos japoneses, mas estamos chegando lá", declarou o presidente da Porsche, Wendelin Wiedeking, que já não descarta mais a idéia de um dia fabricar um Porsche a diesel. Em relação ao preço, Stefan Jacoby, presidente da Volkswagen nas Américas, declara: "O veículo a diesel é acessível, mas o híbrido não".
Em breve, os americanos terão uma série de modelos alemães a diesel à sua escolha: três veículos utilitários esportivos da Mercedes, além do seu sedan E-class; e diversos modelos da BMW. A Volkswagen, que vendeu a versão a diesel do Jetta nos Estados Unidos durante anos, planeja lançar um novo Jetta com motor mais limpo, bem como uma versão a diesel da nova SUV compacta, a Tiguan.
(
Do New York Times, 13/09/2007)