As regiões andina e amazônica já sofrem os impactos da mudança climática na agricultura, com repercussões na segurança alimentar e na vida dos camponeses, indicam as conclusões apresentadas ontem no encontro sobre o tema organizado pela Comunidade Andina (CAN) em Lima. Especialistas internacionais que se reuniram na Oficina Internacional sobre a Gestão do Risco e a Adaptação à Mudança no Setor Agropecuário buscam desde a última terça-feira (11) estratégias de adaptação e de redução da vulnerabilidade dos países sul-americanos diante da transformação do clima.
O secretário-geral da CAN, Freddy Ehlers, apresentou em entrevista coletiva as conclusões do evento, segundo as quais afirma que a mudança climática é um processo que "já está presente". Entre outras medidas, os especialistas dizem que os países e as regiões atingidas devem tratar não apenas de se fortalecer para evitar danos causados pela mudança climática, mas aproveitar positivamente algumas oportunidades que a nova situação oferece.
Assim, os países da região têm a necessidade e a possibilidade de desenvolver estratégias de adaptação e redução da vulnerabilidade, assim como estabelecer campanhas de educação para os camponeses, possibilitar a mudança de cultivos ou criar sistemas de alertas climáticos mais eficientes. Além disso, tem cada vez mais importância a implementação de um sistema de seguros para a produção agrária.
Equador
Ehlers aproveitou a conclusão da oficina para apresentar no Peru o encontro internacional sobre mudança climática, chamado Clima Latino, que ocorrerá entre 15 e 18 de outubro no Equador. O objetivo desse encontro, que contará com a participação de especialistas internacionais sobre o tema e representantes governamentais e da sociedade civil, será "lançar advertências sobre os perigos iminentes da mudança climática e seus efeitos nos países andinos", declarou Ehlers.
"Pretendemos obter uma ampla visão do que a mudança climática significa em diversas áreas da vida humana, como a saúde, a segurança alimentar e a biodiversidade", afirmou o secretário-geral da CAN. Esse encontro será o mais importante a ser celebrado na América Latina sobre a mudança climática. Suas recomendações serão apresentadas na reunião que as Nações Unidas devem realizar em dezembro em Bali, Indonésia, para abordar o assunto.
(
Efe, 15/09/2007)