A última semana do inverno vai ser marcada pela temperatura característica da estação. A queda será de até 10 graus em relação à máxima registrada ontem. A mudança do tempo atinge hoje todo o Estado. Aforte onda de calor dos últimos 10 dias deu uma mostra antecipada do que será a primavera no Estado. A temperatura média ficou acima dos 30°C. Ontem, a máxima ocorreu em Iraí, na Região Norte, com 33,6ºC. Em Porto Alegre, fez 30,7ºC no início da tarde.
Pela manhã, começou a chover na Fronteira Oeste. Em Uruguaiana, foram registradas rajadas de vento de até 50 km/h, conforme a Central de Meteorologia. A chuva chegou, à tarde, aos municípios de Santa Maria e Pelotas. Com o retorno do tempo instável, a temperatura cairá, e a média máxima deve ficar em 20°C. A Central prevê que uma frente fria avance pelo Estado hoje, deixando o céu com mais nuvens. Haverá menos aberturas de sol e deve chover principalmente entre a tarde e a noite.
Amanhã, o tempo continuará instável, com o predomínio de nuvens e possibilidade de pancadas durante todo o dia. Os termômetros assinalarão de 16ºC a 19ºC, na Capital.
- No fim de semana, o ar seco que impedia o avanço da instabilidade vai perder força, regularizando os índices de umidade no Estado - salienta o meteorologista Leandro Puchalski.
A previsão é boa para a região das Missões, que passou a primeira quinzena de setembro sem registro de precipitação. A estiagem deve ser superada pela chuva prevista para os próximos 15 dias, atingindo as médias esperadas para o mês.
Se a previsão se confirmar, o feriado em comemoração à Revolução Farroupilha, na quinta-feira, pode ser prejudicado pela instabilidade do tempo. Os gaúchos que participam de acampamentos e desfiles programados para o dia 20 de setembro poderão ser surpreendidos por pancadas de chuva.
Ainda assim, a temperatura amena, que não deve ultrapassar os 20°C, em média, vai ser agradável para as prendas e os peões e também para quem pretende assistir aos desfiles tradicionalistas.
(Por MARIELISE FERREIRA,
Zero Hora, 15/09/2007)