Mesas, cadeiras e grama sintética ocupam o espaço em que poderiam-se estacionar dois veículos na Avenida Silva Lobo, Região Oeste de Belo Horizonte. A vaga verde, instalada ontem (13/09), próximo ao número 1730, faz parte da campanha Na Cidade Sem Meu Carro.
A vaga é uma tentativa de sensibilizar as pessoas a participarem, no dia 22 de setembro, da campanha Na Cidade Sem Meu Carro, onde uma via pública é ocupada por um espaço verde em que são realizadas atividades artísticas e educativas e de convivência. A intenção é mostrar outras formas de ocupação e mobilidade que podem ser praticadas na cidade.
A geógrafa da ONG Rua Viva, Débora Regina Possa, uma das organizadoras da campanha, explica que as pessoas estão acostumadas a interagir com a cidade pensando de dentro dos veículos e se surpreendem ao utilizar a Vaga Verde. "Apropriamos uma área que é do automóvel e criamos um espaço de convívio e lazer. Quem participa tem uma sensação estranha. No meio da cidade, em um espaço reduzido, temos uma sensação boa", explica.
Vagas Verdes foram montadas na Rua Goías, em frente a Prefeitura; na Rua Padre Pedro Pinto, em Venda Nova e na Avenida Mario Werneck, no Buritis. A previsão é que na próxima terça-feira seja montada uma na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Estado de Minas e na quinta-feira na Rua Pernambuco, próximo a praça da Savassi.
Na cidade Sem Meu Carro A Jornada Mundial Na Cidade Sem Meu Carro é um movimento que defende o meio ambiente e a qualidade de vida nas cidades. No dia 22 de setembro, as pessoas são convidadas a utilizar o transporte público ou meios alternativos, como a bicicletas, por exemplo.A proposta é a de deixar o carro em casa e refletir sobre o que desejamos como modelo de transporte e meios de utilização dos espaços público.
(Por Vinícius Delgado,
Portal Uai, 13/09/2007)