Estrela - A centelha da Chama Crioula oficial, acesa em São Nicolau no dia 18 de agosto pelo tradicionalista Antônio Augusto Fagundes e trazida à cidade pelo coordenador da 24ª Região Tradicionalista (RT), Gerson Junqueira, saiu ontem do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). Foi distribuída às sedes dos centros de tradições gaúchas (CTGs) Estrela do Rio Grande, de Estrela, e Bento Gonçalves e Raízes do Sul, de Lajeado, além das entidades que já haviam buscado sua tocha durante a semana.
O comandante do BPA, sargento Anestor de Moura, lembrou que o tema do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) deste ano é "Tradição é preservar: MTG e você em defesa do meio ambiente" e parabenizou os tradicionalistas pela escolha. A secretária de Meio Ambiente de Estrela, Ângela Schossler, representando o prefeito Celso Brönstrup, também elogiou a iniciativa. O conselheiro do MTG, Adair da Silva, lembrou os 60 anos do acendimento da primeira chama, em 1947.
Uma centelha foi levada por cavalarianos até a margem do Rio Taquari, em Estrela, e a travessia foi feita por integrantes do CTG Bento Gonçalves, de caíque, até o outro lado. Na margem oposta, em Lajeado, a centelha foi apanhada por outros homens a cavalo. O traslado se deu em alusão ao tema da Semana Farroupilha deste ano: "Assim se movimentou o gaúcho".
A Chama Crioula que está no CTG Estrela do Rio Grande foi conduzida por um grupo de cavalarianos pela Avenida Rio Branco até a entidade. O menino Tiago Cordeiro (6), que cavalga desde os 2, participou do percurso. No CTG ocorreu uma cerimônia que reuniu autoridades e marcou o início da Semana Farroupilha, que se encerra na próxima quinta-feira, quando a chama será extinta.
Saiba maisAs comemorações da Semana Farroupilha surgiram em Porto Alegre, em 1947, quando um grupo de jovens estudantes liderados por Paixão Cortes decidiu resgatar o patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul. Desde então a Chama Crioula é um dos símbolos mais importantes da Semana Farroupilha e anualmente milhares de cavalarianos distribuem a centelha pelas cidades do Estado.
(
O Informativo do Vale, 14/09/2007)